Lamborghini defende recorde do Nürburgring

A Lamborghini veio, finalmente, tomar uma posição firme e oficial em torno do seu recorde da volta ao "Inferno Verde", o temível traçado do Nürburgring, onde o novo Huracán Performante conseguiu o tempo de 6.52,01 minutos, "roubando" mais de cinco segundos ao anterior máximo do Porsche 918 Spyder. E reafirma a veracidade do seu tempo, bem como a legalidade da marca, esclarecendo nomeadamente as dúvidas em relação aos pneus utilizados.

Recorde-se que o recorde foi obtido em Outubro do ano passado mas apenas divulgado poucos dias antes da revelação do Lamborghini Huracán Performante, a versão mais extrema do Huracan – potência aumentada para 640 cv e peso bastante reduzido, 325 km/h, 0-100 km/ em 2,9 s –, no salão de Genebra.



Na altura, surgiram alguns "blogs" a lançar dúvidas sobre a veracidade do recorde, alegando que os dados que apareciam no vídeo não eram fidedignos por a velocidade ser obtida através de GPS dado a erros, haver desconfianças de acelerações pontuais da imagem e, por fim, de o carro ter usado pneus que não eram de estrada, o que invalidaria a marca. A Lamborghini admitiu que a velocidade que aparece no vídeo tinha, de facto, origem num satélite mas, ainda no salão de Genebra, mostrou a uma revista americana um mapa de telemetria com todos os dados para mostrar a veracidade do recorde (carregue na imagem abaixo).



Contudo, para não ofuscar o lançamento de tão importante modelo, os responsáveis da Lamborghini não perderam tempo com esse assunto. Mas não o esqueceram… e voltaram agora à carga! Nomeadamente pelo seu presidente, Stefano Domenicalli: "Porque haveríamos de mentir, de fazer batota? Temos todos os dados, todos os dados do GPS, da telemetria, já tudo foi verificado", referiu, defendendo a marca dos 6.52,01.

Um porta-voz da marca foi até ao ponto de localizar o início do rumor num "blogger" que apenas o lançou por ter o seu negócio montado num esquema de "clickbaits"… Quanto aos pneus, para conseguir esse recorde, o Huracán Performante utilizou os Pirelli Trofeo R, pneus de facto especiais mas que estão à venda como opção para os clientes que o desejarem. E assim, esperam os homens da Lamborghini, se fecha a página de um fabuloso recorde que fica como fasquia a bater por um próximo superdesportivo.

Em destaque